INVESTIMENTOS

Aprenda 4 dicas de como fazer
um bom plano de investimento!

Você quer poupar dinheiro e ter mais rentabilidade? Então, precisa aprender a fazer um plano de investimento, pois ele auxilia a direcionar suas ações, a avaliar cenários e riscos e a optar pelas melhores aplicações.

Sem isso, seus investimentos serão arriscados e pouco rentáveis, e você ainda poderá perder muito capital. Contudo, se fizer da maneira certa, conseguirá atingir seus objetivos e se sentir realizado. Assim, busque algo que o motive a aplicar todos os meses e descubra como ter essa disciplina. Vamos lá?

Para que serve um plano de investimento?

O plano de investimento é um documento que auxilia os investidores no momento de aplicar efetivamente o seu capital. Isso porque, por meio dele, dá para enxergar quais são os objetivos, os investimentos que são indicados para o seu perfil, quanto pode ser aplicado e o tempo para alcançar a meta. Desse modo, ele servirá como um mapa para saber qual direção tomar no mercado financeiro.

Isso pode ser utilizado tanto para questões pessoais quanto para empresariais, em um espaço de tempo curto, médio ou longo. Dessa forma, poderá ser adotado para investir seu dinheiro com metas, por exemplo, de comprar um carro ou um imóvel comercial, garantir a aposentadoria, dentre outros.

Quais são as principais dicas para fazer um bom plano de investimento?

Antes de criar o plano de investimento, é necessário que você saiba em que está investindo seu dinheiro. Assim, veja as 4 dicas abaixo.

1. Avalie a situação financeira atual

Inicialmente, você precisa ter consciência de sua situação financeira atual, como as suas despesas mensais, os bens que possui e as obrigações com as dívidas. Por isso, seja verdadeiro com as suas contas para entender quanto tem de receita, de débitos e de ativos e passivos para descobrir seu patrimônio líquido.

A partir disso, você conseguirá definir os objetivos financeiros e identificar a tolerância ao risco na Bolsa de Valores.

2. Trace metas alcançáveis

Após, estabeleça, dentro do plano de investimento, os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Isso é relevante para conseguir poupar dinheiro, porque, quando não há propósito, o esforço não faz sentido. Todavia, com metas claras, você concretizará seus sonhos, realizará suas vontades e terá um futuro mais tranquilo.

Por isso, essa definição deve acontecer com antecedência para que você coloque seus investimentos em prática. No entanto, vale ressaltar que, para cada meta, há uma aplicação indicada. Assim, se quiser ter mais rentabilidade, faça escolhas eficientes em relação às aplicações.

3. Encontre seu perfil de investidor

Também descubra qual o seu perfil de investidor, para saber o nível de risco que você aceita correr para ter mais dinheiro. Esse fator é fundamental antes de optar por algum ativo, pois ele deverá estar de acordo com as suas características.

Por exemplo, um investidor que só aplica na caderneta de poupança ou no Tesouro Direto e, de repente, aloca seus recursos em minicontratos de índice e de dólar, desconhece seu perfil e corre um risco desnecessário. Então, evite esse erro ao identificar se você é conservador, moderado ou arrojado. Mas o que isso significa?

O investidor conservador, geralmente, faz suas aplicações em renda fixa; o moderado gosta de mesclar entre a renda fixa e a variável; já o arrojado dá preferência aos ativos da renda variável.

Embora o primeiro investimento traga mais segurança, ele oferece uma taxa de juros mais baixa, porém o último sofre muitas flutuações, mas é mais rentável.

4. Procure investimentos diversificados

Diversifique os investimentos, pois essa é uma estratégia para potencializar os ganhos e reduzir o perigo. Logo, existem diversos tipos de investimentos para os variados investidores, com variadas rentabilidades e diversos riscos. Tudo está interligado para que se evite a perda.

Já pensou em apostar todo o seu dinheiro em um único ativo e vê-lo dando errado? Com certeza, você perderá uma grande quantia. Contudo, se fracionar o capital entre as aplicações, mesmo que não tenha lucros em uma, ainda haverá outras que podem ser positivas. Dessa maneira, veja, na tabela abaixo, como distribuir seus investimentos para obter mais lucros. Siga essas metas pelos próximos seis meses e verifique o resultado.

 

Por que é importante fazer um plano de investimento?

Além de o plano de investimento ser um guia, ele também evitará que você perca dinheiro e tenha prejuízos elevados. Entre os riscos, estão aplicações nada rentáveis e que não estão adequadas ao seu perfil ou investimentos superiores ao conveniente. Compreenda melhor a seguir.

Previne prejuízos em investimentos de alto risco

Conhece aquela frase: “quanto mais alto, maior é o tombo”? Então, isso serve para o mercado financeiro, logo, é importante ter cuidado com aplicações que ofereçam muitos ganhos. Lembre-se de que o risco é proporcional.

Citando um caso, como o das criptomoedas, quem aplicou no começo conseguiu lucros expressivos. No entanto, aqueles que investiram mais tarde esperando o mesmo resultado perderam grande soma de dinheiro. Portanto, é preciso estudar e avaliar o cenário antes de tomar qualquer atitude.

Ajuda a investir a quantia correta

Independentemente do seu objetivo, não cometa o erro de gastar mais do que se ganha, pois isso vai atrapalhar as metas. Sendo assim, saiba aonde quer chegar e qual a quantia disponível para conseguir concretizar a sua vontade.

Desse modo, conheça bem as suas dívidas para não investir mais do que o necessário e saiba fazer aplicações para não ter problemas com o dinheiro preso por um longo período ou mesmo com a necessidade de retirá-lo precocemente, gerando um prejuízo.

Entendeu como o plano de investimento pode ser útil? Esse documento dificulta as chances de algo dar errado, além de fazer você conhecer mais os seus objetivos. Dessa maneira, se você seguir essas 4 dicas acima, seu nível de investimento estará otimizado para obter bons resultados e, assim, você poderá concretizar seus sonhos.

Viu como não é tão difícil? Aproveite e acompanhe o canal no YouTube e a página no Instagram para receber mais dicas importantes como essas.

© 2020 · Danilo Zanini.
Todos os direitos reservados.