BOLSA DE VALORES

Como ser Trader?
Confira 5 características essenciais!

Todos os dias, mais e mais pessoas se interessam pelo mercado de valores e em como ser trader. A internet tem sido uma grande fonte de informação sobre esse universo. No entanto, muita gente ainda seduz desavisados com promessas fora da realidade.

A vida de um trader pode ser muito prazerosa e recompensadora, mas também pode ser frustrante e triste. É preciso saber equilibrar as possibilidades e ter habilidade para alcançar sucesso profissional nessa atividade. Se você está aprendendo a investir em ações e quer se dar bem, então, estudar não é negociável.

Por isso, neste artigo, eu trago para você tudo o que você precisa saber para começar a carreira de trader. Você vai entender o que é um trader, o que é necessário dominar e quais são as principais características de um trader que se torna autoridade no mercado. Continue a leitura e confira!

O que é um Trader?

Trader é a pessoa que participa do mercado de valores a fim de lucrar com a diferença entre a compra e a venda dos ativos. É, portanto, um especulador, e sua carteira de ações é construída estrategicamente para ser liquidada quando o objetivo for atingido.

Também pode acontecer, e não é raro, de o limite de prejuízo ser alcançado. Assim, o trader sai da operação e busca novas oportunidades. Há muitas opções de negociação, e é possível começar até com pouco dinheiro. Veja alguns ativos que um trader negocia:

  • Ações;
  • Futuros;
  • Opções;
  • Contratos de dólares;
  • Mini-índice;
  • Criptomoedas etc.

Day Trade

Quem deseja aprender como ser um trader deve entender que existem perfis operacionais, e cada um tem suas vantagens e desvantagens. A modalidade mais popular de trading é o Day Trade.

No day trade, o profissional atua diariamente na Bolsa de Valores procurando as melhores oportunidades. Quando ele encontra uma chance de lucro, inicia uma posição que deverá ser encerrada antes de o pregão terminar. Portanto, day trade se trata de iniciar e terminar uma operação no mesmo dia.

Swing Trade

Já o swing trade permite mais liberdade para o especulador. Isso porque as operações podem durar dias e até semanas. Com esse período maior entre as operações, o trader pode aprender técnicas e corrigir suas posições à medida que aprende.

Position Trade

Realizar um position trade é como ser trader de pouquíssimas e duradouras operações. Da mesma maneira que o day trade e o swing trade, o position trade também é uma operação com fim determinado. A diferença é que, nessa modalidade, o trader permanece na operação por meses e até anos. Isso dá muito tempo para estudar e aprender!

O que é necessário saber?

Se você quer saber como ser trader profissional e lucrar com as melhores margens operacionais, você precisa aprender alguns fundamentos técnicos, uma vez que ficam claros o mercado em que se atua, quais são as melhores estratégias e por que grandes operações são inevitáveis. Conheça, a seguir, os dois principais modelos de análise do mercado.

Análise Técnica

Não tem conversa: um trader precisa conhecer a análise técnica ou nunca será um trader. Afinal, a análise técnica é a principal ferramenta de leitura do mercado de qualquer trader. Por isso, é necessário estudar os conceitos e conhecer as estratégias relacionadas. Estes são alguns pontos fundamentais da análise técnica:

  • Tendências de mercado;
  • Padrões de preço;
  • Figuras gráficas;
  • Indicadores técnicos;
  • Relação entre lucro e prejuízo.

Análise Fundamentalista

A análise fundamentalista, por outro lado, é o instrumento que investidores usam para encontrar empresas valiosas. Seu interesse não é comprar e vender, mas, sim, crescer com as organizações e ganhar com dividendos e outros proventos. Esses investidores buscam bons investimentos avaliando, por exemplo:

  • O balanço patrimonial da empresa;
  • O histórico de lucros;
  • A dívida total da companhia;
  • A relação entre valor e preço;
  • As condições do cenário econômico etc.

Como ser Trader?

Se você já viu, em algum lugar, que a vida de trader é moleza, operando da praia e com aguinha de coco, abra bem o olho! As coisas não são tão simples assim. Não que seja impossível operar da praia pelo celular, mas essa realidade está bem distante da grande maioria dos profissionais desse mercado.

Por isso, se você tem um verdadeiro comprometimento para descobrir como se tornar trader, deve conhecer a verdadeira realidade dessa profissão. A seguir, você conferirá quais são os principais conceitos que todo trader deve conhecer de cor!

1. Entenda que perder é inevitável

Essa estatística é cruel, mas só quem a entende consegue resultados expressivos na bolsa. Minha sugestão é que você nem comece se tem aversão a perdas. Você vai perder, inevitavelmente, mas não é isso que importa. O que realmente importa é quantas vezes você vai ganhar e qual é o tamanho da diferença no resultado geral.

2. Estude constantemente novas estratégias

Não importa quão bom um trader seja, ele deve estar sempre aprendendo. O mercado é dinâmico e cheio de surpresas. No entanto, seu movimento deixa rastros e é possível aprender com eles. Portanto, é essencial sempre estudar novas técnicas, métodos e leituras de mercado e medir os resultados das menores margens de lucros ou prejuízos.

3. Faça o gerenciamento de risco

Esse é o principal fator que tira a maioria das pessoas da Bolsa e gera traumas profundos. Se está claro que, no começo, perder é mais fácil que ganhar, então, só é possível inverter essa ordem com um bom planejamento. Portanto, saiba quanto dinheiro você encara perder em uma operação. Proteja seu capital de risco!

4. Tenha disciplina e inteligência emocional

De mãos dadas com a falta de gerenciamento de risco, estão a indisciplina e o descontrole emocional. Lembre-se do seguinte: emoção não combina com especulação. Sendo assim, crie uma estratégia de operação e vá até o fim. Respeite o plano, porque, só assim, você poderá saber se, numa média geral, sua estratégia funciona ou não.

5. Saiba a hora de parar

Não saber quando parar representa o descontrole emocional e a indisciplina de que falamos. Nos planos do trader, devem constar suas metas e seus limites. Não há por que ficar no mercado depois de já ter faturado a meta estipulada ou ter atingido o prejuízo do dia. Saiba a hora de parar e deixe cada dia com seus próprios desafios.

Neste artigo, você percebeu que ser trader não é brincadeira. Mas isso não significa que seja um bicho de sete cabeças. O mais difícil mesmo é se tornar a pessoa segura que é preciso ser para encontrar o melhor momento de iniciar uma operação. Isso leva tempo de prática, mas operar é relativamente simples.

No entanto, você pode facilitar seu desenvolvimento tendo o apoio de quem já passou por tudo o que você vai passar. Por isso, eu o convido a participar da Comunidade de Traders, uma comunidade sensacional em que você vai aprender como ser trader comigo e com outros profissionais. E você ainda terá 7 dias de garantia! Curtiu, né? Então, confira aí a Comunidade de Traders e vamos juntos!

Também pode acontecer, e não é raro, de o limite de prejuízo ser alcançado. Assim, o trader sai da operação e busca novas oportunidades. Há muitas opções de negociação, e é possível começar até com pouco dinheiro. Veja alguns ativos que um trader negocia:

  • Ações;
  • Futuros;
  • Opções;
  • Contratos de dólares;
  • Mini-índice;
  • Criptomoedas etc.

© 2020 · Danilo Zanini.
Todos os direitos reservados.