TRADING

Aprenda agora como fazer Day Trade!

Já parou para pensar em como a tecnologia mudou tudo na nossa vida? Não dá nem para imaginar como seria se relacionar hoje em dia sem um smartphone, não é verdade? Foi por causa dessa revolução que muita gente passou a querer aprender como fazer day trade.

Afinal, essa evolução da internet e da tecnologia criou muitos novos mercados e, consequentemente, novos profissionais. Um desses profissionais é o trader: pessoas comuns, como eu e você, que operam diariamente na Bolsa de Valores.

Neste artigo, eu quero mostrar para você o que é day trade e como você também pode se tornar um profissional. Vou contar como começar a operar sem risco, como se preparar para os seus primeiros prejuízos e como isso pode ensiná-lo a lucrar muito. Confira!

O que é day trade?

Day trade é a profissão do trader. Mas o que faz um trader? Basicamente, o trader é um profissional que participa diariamente do mercado financeiro, negociando ativos na Bolsa de Valores.

Em outras palavras, day trade significa simplesmente comprar e vender um ativo no período de um pregão da Bolsa. Assim, o profissional compra ou vende um ativo (ações, contratos de índice, de dólar etc.) com o objetivo de lucrar a diferença na liquidação dessa posição.

Imaginar a atividade, então, é muito fácil. De manhã, você compra, por exemplo, ações da Petrobras a R$ 30 e, à tarde, vende essas ações a R$ 31,20, faturando 4% de lucro. Legal, não é? Mas pense comigo: e se, em vez de subir, o preço das ações cair? Pois é, você perde dinheiro!

Quem pode fazer day trade?

De modo geral, qualquer pessoa que tenha algum capital disponível para arriscar pode participar da Bolsa de Valores e operar day trade. Mas se você quer se tornar um trader de verdade, então, precisa ter postura profissional.

Como você viu, lucrar é muito divertido — além de ser o objetivo profissional do trader —, mas os prejuízos são igualmente possíveis. E, cá entre nós, prejuízos vão acontecer! Você está preparado para esse desconforto?

Nesse caso, a atitude profissional que você precisa manter está em saber lidar com a oscilação emocional. Algumas vezes, você vai sair no lucro, mas, em outras, você vai perder. A pergunta é: você consegue parar de operar de acordo com a sua estratégia, ganhando ou perdendo?

Como começar no day trade?

Sendo assim, a melhor alternativa é começar do jeito certo, sem riscos. Dessa maneira, você consegue se preparar para perdas reais, e, se você tiver feito a lição de casa, perder só vai significar parte de uma nova rotina. Dê uma olhada nestas dicas de como começar a fazer day trade!

Simulações e contas demo

A maneira mais inteligente de aprender como fazer day trade é exercitando sua postura de trader em simuladores. Assim, você pode pôr à prova e verificar se entendeu realmente que o que manda no jogo é a estratégia. Dessa forma, toda perda será uma grande oportunidade de descobrir onde sua tática está falhando. No entanto, é necessário ter uma estratégia!

Agora, se você não for capaz de respeitar o que estabeleceu porque a conta não é real, então, na conta real, você provavelmente não vai respeitar a estratégia diante do medo e da afobação. Lembre-se de que o primeiro passo se trata de aprender a não perder mais que o previsto.

Conhecimento técnico e estratégias

Com isso, chegamos a uma etapa muito importante, que não pode ser desconsiderada: aprender estratégias. À medida que você treina nos simuladores, você tanto aprende como o mercado se movimenta quanto estuda e testa técnicas e estratégias de operação. Então, escolha uma técnica e especialize-se nela. Confira algumas:

  • Análise gráfica;
  • Price action;
  • Tape reading;
  • Renko.

Planejamento financeiro e gestão de risco

Agora, se você teve paciência e praticou o suficiente para garantir, pelo menos, uma semana de saldo positivo, então, já pode encarar o desafio real. No entanto, não de qualquer jeito! Você vai precisar de planejamento.

Nesse caso, muito vai depender da sua banca, quer dizer, de quanto você tem disponível para operar. Em seguida, você precisa dividir o risco do seu capital. Isso significa que você não vai operar tudo de uma vez. Do contrário, você vai limitar frações do seu capital de risco para operar no dia.

Dessa forma, você garante frieza para acompanhar os seus resultados, sejam eles positivos, sejam eles negativos, além de exercitar sua postura profissional diante das emoções. Não se esqueça de que você quer se tornar um trader profissional. Por isso:

  • Crie sua rotina: determine quantas horas você pretende operar por dia;
  • Tenha um alvo: saiba quanto você quer atingir naquele dia de operações;
  • Limite as perdas: da mesma forma, não opere mais caso tenha alcançado o prejuízo determinado para esse pregão. Respeite a estratégia!

Quais são as vantagens do day trade?

Com cada dia mais pessoas querendo saber como fazer day trade, esse mercado tem ficado muito aquecido. Isso facilitou demais a vida de quem deseja ser trader. Há um monte de plataformas de operação, simulação, análise, estudo etc. Além disso, no mercado de day trade:

  • A margem de garantia para operar alavancado é muito pequena. Ou seja, você pode começar a operar com pouco dinheiro;
  • A liquidez é altíssima. Isso significa que você pode comprar e vender praticamente a qualquer momento;
  • É muito simples operar. Você só precisa ter uma conta em uma corretora para começar;
  • Diversas corretoras oferecem taxa zero.
Tudo isso sem contar as comunidades de apaixonados por day trade que não param de crescer na internet. Eu mesmo conto com a presença de milhares de alunos e entusiastas no meu canal do YouTube.

Como você pôde ver, ser um trader profissional não é um bicho de sete cabeças, mas requer disciplina, sim. Então, se você quer saber como fazer day trade, é importante ter certeza de que está disposto a se tornar profissional. A principal diferença entre ser e não ser profissional é que um trader profissional jamais conta com a sorte.

E aí, gostou de aprender como fazer day trade? Que tal ficar por dentro de mais informações sobre o mercado financeiro e sobre como lucrar com a Bolsa de Valores? Então, procure-me nas redes sociais e receba outras dicas. Você pode me encontrar no YouTube e no Instagram. Vejo você lá!