Como investir seguindo a estratégia Buy and Hold? Aprenda, agora!

por: Danilo Zanini
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Se você acompanha meus vídeos no YouTube ou meu conteúdo no Instagram, sabe que eu costumo falar muito de Day Trade, Swing Trade e estratégias mais agressivas na Bolsa de Valores. No entanto, investir em ações não é só para quem tem tempo e emocional para ficar com o home broker aberto fazendo negócios. Quem tem um perfil um pouco mais moderado também pode lucrar bastante com a estratégia do Buy and Hold. Aliás, essa é a estratégia preferida de alguns dos grandes nomes do investimento mundial. O Warren Buffett, por exemplo, é um dos grandes mestres do Buy and Hold e fez sua fortuna (e fama!) com essa estratégia. Por isso, se você não se sente tão confiante assim em avançar no Day Trade e Swing Trade, ou se simplesmente quer diversificar um pouco a sua atuação, precisa conhecer essa estratégia. Quer saber como funciona o Buy and Hold, quais são as suas vantagens e como começar a investir assim? Então vem comigo que eu explico tudo direitinho para você!

O que é o Buy and Hold?

Como o nome já indica, a estratégia de Buy and Hold é focada em comprar ações (buy) e segurá-las por bastante tempo (hold), para lucrar com a sua valorização no longo prazo. É claro que essa é uma explicação mais simplificada, mas esse é o funcionamento básico da coisa. O objetivo da estratégia é encontrar ações de empresas que tenham grande potencial de valorização no longo prazo (no mínimo, mais de 5 anos), ao contrário do Day Trade (em que a ação é vendida no mesmo dia) ou do Swing Trade (em que ela é vendida em alguns dias). Isso pode ser feito de várias formas possíveis. Mais para frente neste artigo, eu vou contar algumas das principais estratégias para quem quer investir em Buy and Hold, então siga lendo o texto até o final, beleza?

Quais são as vantagens dessa estratégia?

Para poder entender melhor a estratégia, eu quero apresentar algumas das vantagens do Buy and Hold. Assim você pode entender se é o que você quer ou se ela é compatível com o seu perfil de investidor, combinado? Então, veja a seguir 5 vantagens interessantes de usar esse método ao comprar ações!

1. Menos vulnerabilidade a variações do mercado

A primeira grande vantagem do Buy and Hold é deixar o investidor menos vulnerável a mudanças e variações de curto prazo no mercado. Isso porque, no longo prazo, a tendência é que a ação se valorize bastante. Portanto, mesmo que ela perca um pouco aqui ou ali por causa de alguma crise específica, ela tende a se recuperar. Isso porque, no longo prazo, o valor da ação de uma empresa tende a seguir a sua lucratividade e eficiência. Portanto, se a crise é externa (por exemplo, o coronavírus), a tendência é que o papel se recupere quando a crise passar. Portanto, no longo prazo, o investidor fica protegido dessas pequenas variações e tem a tendência de coletar lucros com seus investimentos.

2. Ganhos em renda passiva e valorização

Outro benefício dessa estratégia é a possibilidade de ganhar na valorização, mas também ao gerar renda passiva. Afinal, enquanto as ações ficarem na sua carteira, você receberá proventos delas, como dividendos e distribuição de lucros. Isso, aliás, nos leva até a nossa terceira vantagem a seguir!

3. Crescimento exponencial com reinvestimentos

Cada um pode usar os dividendos e proventos como bem quiser. No entanto, se o investidor aplicá-los em sua estratégia (considerando que ela é correta e ele pensa que o papel ainda não chegou ao seu valor justo), ele tem o potencial de crescê-la exponencialmente. Afinal, o próprio investimento gera fundos para poder ampliá-lo e ganhar maior valorização.

4. Menos exigência para o investidor

Investir na Bolsa no Day Trade ou no Swing Trade não é fácil. É necessário acompanhar todo o pregão diariamente, fazer análises técnicas de diversos papéis e focar em fazer bons trades dentro da sua estratégia. Além disso, há um desgaste emocional significativo ao ter de lidar com as variações do mercado e cada trade feito. Nesse contexto, uma das vantagens do Buy and Hold é não precisar passar por isso todos os dias. No geral, o acompanhamento da estratégia é feito trimestralmente com os balanços trimestrais das empresas. Portanto, para quem tem menos tempo e disposição para investir, é uma estratégia mais interessante.

5. Menos custos ao investir

Por fim, eu não poderia deixar de citar alguns dos principais benefícios do Buy’n’Hold: a economia com taxas, impostos e custos de corretagem. Afinal, em vez de ficar realizando vários trades (e acumulando despesas), o investidor compra hoje e vende (se for vender!) em muitos anos no futuro. Na prática, isso aumenta a sua rentabilidade também. Afinal, é uma despesa a menos para considerar (ou, no mínimo, um custo menor).

Como investir no Buy and Hold?

Agora que já vimos algumas das vantagens dessa estratégia, você provavelmente deve estar pensando em como fazer para começar a usar esse método de investimento. De certa forma, existem diferentes maneiras de usar o Buy’n’Hold. O funcionamento básico é encontrar empresas no mercado que têm um grande potencial de valorização no longo prazo. Elas podem ser empresas small chips e grande potencial de crescimento ou blue chips e bastante força no mercado. Para fazer isso, é importante fazer uma boa análise fundamentalista em relação à empresa, olhando seus resultados financeiros, sua gestão e, muito importante, o seu produto. Isso ajuda a entender seu potencial de crescimento e se ela está em um mercado promissor ou não para os anos seguintes. O próximo passo é decidir qual será a participação dessa empresa no seu portfólio e, mais importante, quando ela atingiu o seu potencial de valorização. Afinal, o conceito dessa estratégia é a ideia de que determinada empresa tem um potencial de crescimento a atingir no longo prazo. O papel deve ser mantido na sua carteira enquanto esse potencial não for atingido ou enquanto a empresa continuar com bons resultados financeiros. Para saber quando o papel atingiu esse teto, é importante saber qual é o seu valor em primeiro lugar. Por fim, vale a pena considerar a possibilidade de atuar nessa estratégia por meio de um assessor. Um dos grandes benefícios disso é ter alguém que ajude a fazer a avaliação dos resultados das empresas e possa “traduzir” as informações para que possa tomar as suas decisões com mais insumos e maior chance de sucesso. E aí, aprendeu o que é Buy and Hold? Como deu para ver, é uma estratégia simples, mas muito poderosa. Um ponto importante é que, mesmo menos vulnerável no longo prazo com esse método, ainda é essencial diversificar a sua carteira e não investir tudo em uma empresa só ou em um único setor. A diversificação adiciona uma camada extra de proteção para os seus investimentos. Se você curtiu o papo e quer ver mais conteúdo interessante para ajudar a orientar os seus investimentos, assine a minha newsletter gratuita! Assim, eu posso mandar meus melhores conteúdos e outras dicas por e-mail!