BOLSA DE VALORES

A importância da gestão de risco para o sucesso do seu investimento

por: Danilo Zanini
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Oportunidade não falta na Bolsa de Valores, isso é fato. Porém, existe um fator que faz com que todo investidor tenha que manter a atenção redobrada: a oscilação do mercado. A todo momento, o mercado sobe e desce, tornando qualquer movimentação arriscada.

Muitas pessoas me questionam sobre as possibilidades do seu investimento subir, mas o ponto crucial não é trabalhar com possibilidades, e sim com gestão de risco. Exemplo: se você comprar o dólar a $35, quando deve ser o seu stop loss? Em $31? Ou ainda, se você comprar por $38, mas o mercado está a $30, será que há a possibilidade do mercado voltar a subir? Será que você pode contar com a sorte? Saiba que isso não existe no mercado financeiro.

É preciso que você tenha em mente que todas as pessoas — sem exceção —, seja um gestor de fundo, investidor profissional etc, não conseguem entender para onde o mercado vai se movimentar. Exclusivamente, a única coisa que qualquer operador da Bolsa de Valores consegue controlar é o seu dinheiro. E isso pode ser feito através de uma gestão de risco feita da maneira correta.

Como todos sabem, esse dinheiro pode alavancar ou despencar. Faz parte do mercado financeiro. Porém, é preciso estar ciente do quanto você espera ter de lucro e o quanto está disposto para sair da operação no prejuízo.

O Mercado está repleto de banqueiros

O mercado está repleto de banqueiros, investidores internacionais e pessoas com um intelecto enorme, apenas esperando a oportunidade para ganhar em cima de quem não tem uma estratégia. Por isso, é importante entrar no mercado sabendo que não é possível contar com a sorte. É preciso ter muita cautela!

Nenhum investidor consegue controlar o tamanho do Candle, da média, da Bandas, Fibonacci, entre outros. A única coisa que se pode ter controle é o seu próprio capital. E isso pode ser feito de uma forma muito simples: controlando o risco e a expectativa de lucro. Nada mais.

O mercado financeiro é simples. Como costuma-se dizer: o que foca, expande. E é exatamente dessa forma que funciona. O mercado financeiro envolve os gráficos, a sua tela e uma única oportunidade de você tomar decisão.

Um bom investidor deve ter em mente a importância da gestão de risco, pois assim, conseguirá realizar uma análise crítica dos seus resultados e entenderá o que é preciso controlar para ter sucesso nos investimentos.​